terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pitada de bom senso!


Olá pessoal,

como vocês passaram a semana, tudo bem?

Estava pesquisando algo interessante para contribuir com o emagrecimento e saúde de vocês. Como meus alunos se preocupam com a retenção de líquidos, pois isso reflete um peso maior na balança, pensei em alertá-los sobre o sódio, que é um dos componentes que mais promovem inchaço nas pessoas.

Vejam que interessante a matéria da revista Pense Leve, edição 195:


"Acredite, sal e sódio são a mesma coisa! De qualquer maneira em excesso a dupla é uma bomba, incha o corpo e o deixa pesadão.

Chega de confusão entre os dois compostos químicos! O sódio é um mineral que se liga ao cloro para formar o cloreto de sódio que é o sal de cozinha. Portanto, antes de colocar toda a culpa no saleiro, saiba que mesmo frutas e hortaliças, muitas vezes, são abastecidas de sódio. O mineral participa de diversas funções básicas do organismo, como o equilíbrio da água, contração muscular, ritmo cardíaco, impulsos nervosos. Em excesso agrava a retenção de líquidos, o que resulta em inchaço e ganho de peso e pode provocar derrame cerebral, problemas renais e cancer de estomago. Pois é, algumas pitadas abusadas e a saúde fica na corda bamba. O ideal mesmo é ingerir até 2,4 g diariamente e ficar atento aos alimentos industrializados, porque haja sal para manter a conservação desses produtos!

Analise a concentração de sódio de alguns alimentos:

sal 1 col. (chá) 309 mg

linguiça 1 média 750 mg

salame 3 fatias 109 mg

carne seca 100g 3980 mg

molho de tomate 1 col. (sopa) 108 mg

presunto magro 2 fatias 522 mg

caldo de carne 1 cubo 2000 mg

shoyo 1 col. (sopa) 855 mg

biscoito água e sal 3 unidades 193 mg

pizza mussarela 1 fatia 588 mg

amendoim salgado 100g 633 mg

batata frita 200g 424 mg


Pensem bem em suas escolhas!

Contem com meu apoio!

Abraços,

Lídia

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Oi pessoal,

li nesse final de semana uma matéria que me chamou a atenção na Revista Veja, edição 2099 e quero compartilhar com vocês, como um alerta na prevenção da obesidade infantil:

ATENÇÃO: 15% da população acima do peso no país é de crianças!



"Uma nova pesquisa resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional. Ao contrário. O levantamento, que envolveu uma detalhada investigação da lancheira de 800 estudantes do ensino fundamental em escolas particulares, revelou excesso de gorduras e açúcar – e falta de vitaminas, fibras e sais minerais. As nutricionistas Eliana Zacarelli e Hellen Coelho, da Universidade de São Paulo, conduziram o estudo. Elas avaliaram cada um dos alimentos trazidos pelas crianças às escolas. Para se ter uma idéia, o campeão da lista, a bisnaguinha, tem o dobro de gorduras de um pão de forma comum. Com base em vários desses cálculos, as especialistas sugerem "trocas realistas" (leia-se: um tipo de pão por outro – e não por chuchu ou acelga). Isso pode ajudar a melhorar hábitos alimentares – e a deixar as crianças longe da faixa do sobrepeso, caso de 10% delas no Brasil. A seguir, os comentários."

Um esforço para melhorar o menu
O estudante paulista Leonardo Carvalho, 10 anos, é uma exceção entre os colegas: enquanto os amigos enchem a lancheira com salgadinhos, ele traz maçã e, às vezes, até suco natural. "Claro que gosto de salgadinho e refrigerante. Mas comer frutas não é um sacrifício"

Espero que tenham gostado e se quiserem ler a matéria completa é só clicar no link http://veja.abril.com.br/110209/p_102.shtml

Beijos,
Lídia

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que é verde crescendo?



VERDE E CRESCENDO
(ZIG-ZIGLAR)


Quando eu era instrutor no Instituto Dale Carnegie, em Nova York, tive o privilégio de conhecer um vendedor ilustre que tinha mais de 60 anos de idade. Seu nome era Ed Green e vendia publicidade que realmente prometia alegria e felicidade. Acreditava-se que sua renda fosse superior a 75 mil dólares por ano, o que seria equivalente a cerca de 125 mil dólares na economia atual. Uma noite, depois de uma das aulas, puxei conversa com Ed e lhe perguntei com toda franqueza o que ele estava fazendo numa classe, recebendo aulas de três homens que, juntos, tinham uma renda menor que a dele. Sorrindo ele respondeu:
- Zig, permita que lhe conte uma história. Quando eu era menino, meu pai me levou para passear na nossa horta.
Papai era talvez o melhor jardineiro da comunidade. Ele trabalhava no jardim, adorava plantar e tinha orgulho da pequena horta; quando acabamos o passeio, papai perguntou o que eu tinha aprendido com aquilo. - Ed sorriu e continuou: - A única coisa que pude ver era que papai tinha, evidentemente, trabalhado muito naquela terra. Aí então papai ficou meio impaciente e disse: "Filho, eu esperava que você observasse que enquanto os legumes estão verdes, eles estão crescendo, mas quando ficam maduros, começam a apodrecer."
Ed terminou a história dizendo:
- E sabe, Zig, nunca esqueci desta história. Vim a esta aula porque imaginei que aprenderia alguma coisa. Para ser totalmente honesto, aprendi realmente uma coisa em uma das aulas que me permitiu fechar uma conta de muitos milhares de dólares em comissões. Há mais de dois anos que eu tentava fazer a venda. A comissão desta venda pagou por todos os treinamentos de venda que tive em toda minha vida.
Naturalmente, foi emocionante ter um testemunho de um homem como Ed Green. Continuamos a conversa e mostrei que um dos membros mais novos da classe reclamara que "já tinha ouvido todas aquelas coisas e não estava aproveitando nada da aula". Ed observou que o jovem tinha um problema de atitude. Depois, fez uma analogia interessante:
-Zig, estou casado há mais de 40 anos e quando minha mulher se aproxima para que eu a beije sei exatamente como vai ser o beijo, mas gosto dele ainda assim.
No jogo da vida, mantém-se este gosto de viver e de aprender procurando constantemente colocar na mente as coisas que resultarão em crescimento. Peter Drucker falou isto dessa maneira: "O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e aumentado constantemente, caso contrário ele desaparece".