quarta-feira, 29 de abril de 2009

Emoção x emagrecimento


Olá pessoal

como nos vimos na aula da semana passada "Quando comer e parar de comer ",existem varios fatores que interferem para que a pessoa nã0 perceba os sinais do corpo,fome física e saciedade.

Quando os sentimentos entram em cena é importante ficar atenta ao apetite.Isso mesmo !

Além da comida,colocar no prato as carências pode minar seu emagrecimento e, sobretudo, o objetivo de manter-se magra.Quem explica é o psicoterapeuta dr.Marco Antônio DE Tommaso, daUnivercidade de São Paulo

Por que, normalmente, as pessoas recorem à comida para equilibrarem as emoções?

O alimento não é só nutrição.É uma forma de afeto em nossa vida.

Começa ,incluse,na relação que a criança estabelece com a mãe oralmente, quando ainda é um bebê.Nesta fase, quando chora (por motivo de fome, dor, sono, calor, frio ou sede), lhe é oferecido o seio ou a mamadeira.É constituída, então, uma relação precoce: emoção-comida.

Assim, o alimento passa a reduzir(em curto prazo) a anciedade.Já na idade adulta,esta"compensação" leva muitas pessoas a buscarem no que consomem uma forma de atenuar suas emoções negativas.
"Emagrecimento se baseia em três fatores:reorientação nutricional, atividade física e equilíbrio psicológico através das palestras.
beijos Lidia

terça-feira, 7 de abril de 2009

O ronco do mal

Olá pessoal,

tudo bem?

normalmente quem quer emagrecer se preocupa com aqueles pneuzinhos ao redor da cintura e não prestam atenção em outras partes do corpo. Você já pensou que pode ter acúmulo de gordura na garganta? Isso mesmo... Alguém já lhe disse que você ronca? Se a resposta é positiva, é necessário emagrecer também nessa parte do corpo.

Vejam a matéria da Revista Dieta Já, edição 170;

"Que a obesidade é um dos fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento da apnéia do sono já é sabido pelos médicos há décadas. Mas um estudo recente, realizado por pesquisadores filandeses e publicado em fevereiro desse ano no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, é a primeira prova científica de que programos de perda de peso podem ter importância fundamental para o tratamento dessa doença do sono.

Partindo do princípio de que a obesidade é uma das causas mais importantes para o seu desdobramento, eles desenvolveram um acompanhamento de um grupo de 72 voluntários. Foi instiuída para 35 deles uma dieta de baixas calorias. Para os outros 37 foi mantida a rotina alimentar.

Ao final de um ano, todas as pessoas do grupo que se submeteram a dieta de baixo valor energético, supervisionadas pelos cientistas, apresentaram redução de peso em torno de 10,7 kg sendo que quase todas atingiram as proporções de gordura ideal para suas massas corporais. E mais: conseguiram eliminar todos os sintomas de apnéia do sono, além de melhorarem a sua qualidade de vida não somente pela diminuição de quantidades de noites mal dormidas mais também pelo desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis. "



Mais um motivo para você investir na sua Reabilitação Alimentar, você não acha?

Conte com meu apoio!

Beijos,

Lidia

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CAMINHADA ... NOTA DEZ!


Olá pessoal,

fiquei com saudades, pois na semana passada não consegui postar... em compensação as aulas foram ótimas. Falamos da importância da atividade física e encontrei uma matéria muito legal sobre a caminhada. A fonte é Revista Zero, edição nº 3:

Caminhada, exercício nota dez!

Sem contraindicação, fácil e sem custo. EMAGRECE rápido, tonifica os músculos, reduz oz riscos de doença e deixa o astral lá em cima!

- Enxuga de verdade

reconhecida e confirmada como um excelente método para perder peso se a quantidade diária de caminhada ou passos for suficiente para provocar um gasto calórico maior que a ingestão de calorias do praticante. É preciso disciplina e determinação e que a alimentação seja equilibrada e balanceada.

- Elimina toxinas e ainda rejuvenesce

caminhar diariamente ajuda a oxigenar os tecidos e eliminar as toxinas através do suor.

Os radicais livres estão entre as toxinas que causam o envelhecimento precoce, e a atividade constante facilita sua eliminação do organismo.

- Controle a flacidez e a celulite

um programa de caminhada, aliado a reeducação alimentar, pode fazer muito pelas suas pernas e pelo seu bumbum. A flacidez diminui sensivelmente, porque a atividade física aumenta a massa muscular e deixa a silheta mais delineada.

- Previne doenças

uma boa caminhada, além de reduzir as taxas de colesterol ruim, aumenta do colesterol bom (HDL). Já foi demosntrado em muitos estudos, reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina.

-Retarda e evita a osteoporose

cerca de 10 milhões de brasileiros já sofrem dessa doença que atinge os ossos. A caminhada é uma excelente opção para evitar a osteoporose. Assim, como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com a atividade física.

-Ajuda na digestão e na prisão de ventre

de cada 5 pessoas que sofrem com esse problema, 4 são mulheres. A prisão de ventre tem a ver com a constituição do corpo feminino e ação dos hormônios, a prática regular da caminhada é uma grande aliada no funcionamento do intestino, pois ajuda nos movimentos peristálticos.

-Melhora o sono

sessões de exercícios aeróbicos moderados como a caminhada podem reduzir o estado de ansiedade e melhorar a qualidade de quem sofre com a insonia. A caminhada frequente, além de espantar a agitação, também tem a capacidade de acalmar a mente, pois ajuda na oxigenação do nosso cérebro.


Como nós falamos na semana passada, nas reuniões, nosso enfoque era a caminhada. Coloque em prática essa atividade tão poderosa.

Boa semana,

Lídia