terça-feira, 26 de maio de 2009

O quilo é um companheiro


Olá pessoal tudo bem?

Mais uma semana estou aqui , para compartilhar com vocês algumas dicas.

O restaurante em que só se põe no prato o que vai mesmo ser consumido e se paga exatamente por isso é uma grande invenção desde que um almocinho comportado não vire um almoção.

Além do peso no bolso, outras providências ajudam a manter o prato final no limite que a balança(a sua, não a do restaurante) considera aceitável.

Primeira: de mãos vazias, percorra todo o circuito só para olhar e planejar o que vai comer em vez de cair na cilada armada por aquele macarrão maravilhoso depois que o arroz já está no prato e resolver pegar os dois. Não é preciso contar calorias para montar um prato equilibrado: divida-o, imaginariamente, de forma que metade seja preenchida com verduras e legumes, um quarto leve carne e o outro qrupo dos carboidratos. Outra dica vem da nutricionista Beatris Cintra: "Coloque a comida só no centro do prato, sem subir pelas bordas. As louças de restaurante por quilo costumam ser maiores do que as de casa, justamente para que o cliente pegue muita comida."

Um bom quilo, que não pingue gordura de todos os pratos, não só garante a sanidade de quem precisa controlar calorias como serve a quem quer sequir uma alimentação saudável. Vale o esforço, por exemplo, de resistir às carnes com tentadora camada de gordurinha."O efeito maléfico daquelas capas é maior do que as propriedades béneficas da carne em si", avisa Beatris. Carboidratos são indispensáveis, por fornecerem energia para todo o funcionamento do corpo, mas não custa repetir que o recomendável é apenas um tipo de alimento desse grupo. Verduras e legumes, ao contrário, devem ser diversificados.

Variar os grupos de cor é uma das recomendações nutricionais mais fáceis e bonitas de seguir.

bjs uma boa semana Lidia

terça-feira, 19 de maio de 2009

A Sindrome Metabolica


Olá pessoal tudo bem?

eu li uma materia na Folha de São Paulo, muito interesante e atual.

A Sindrome Metabolica, é caracterizada por fatores de risco cardiovascular, relacionados a resistência à insulina e obesidade abdominal.

Pessoas com três ou mais dos seguintes critérios podem ser consideradas portadoras da síndrome:

1 Obesidade Abdominal

cintura de mais de 102cm nos homens e mais de 88cm nas mulheres

2 Níveis de Triglicérides

acima de 150mg/dl

3 Níveis de Triglicérides

acima de 150mg/dl

3 Nível de HDl

colesterol bom menor que 40mg/dl em homens e menor que 50mg/dl em mulheres

4 Pressão Arterial

igual ou maior que 130/85mm Hg

5Glicemia de Jejum

igual ou maior que 110mg/dl

Como evitar:

Praticar atividade física

Contolar o estresse

Controlar ingestão de carboidratos (a ingestão do disco alimentar são perfeitas para atingir esse objetivo)

Consumir fontes de gorduras insaturadas

Evitar alimentos industrializados(como estamos falando esta semana na palestra das fibras)

Controlar o peso(como nós ensinamos na Meta Real)


Com a atualização do disco alimentar da Meta Real, entraram mais opções de gorduras beneficas (insaturadas) na quantidade adequada à sua saúde, tais como: nozes, castanha do pará, amendoas e avelã.

Se você ainda não conhece vá a uma reunião da Meta Real e conheça nossa proposta.


bjs Lidia


terça-feira, 12 de maio de 2009

beneficios do abacate


Olá pessoal tudo bem?
Eu li uma materia no jornal Metropolitano que eu achei muito interesante e quero compartilhar com vocês

Abacate rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.

Existem 3 tipos de abacate: o mexicano, o guatemalense e o antilhano, ste último cultivado no Brasil. O avocado é uma mistura de 2 tipos de abacates e surgiu nos Estados Unidos, sendo cultivado em nosso país após 1980, é mais rico em gorduras monoinsaturadas e praticamente não forma colesterol no nosso organismo.

o uso regular do abacate na alimentação beneficia as arterías,redz o colesterol e a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos.Oácido oléicos, seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia atoxidade do mau colesterl, conhecido como o destruidor das artérias.O abacate também age contra a prisão de ventre,pertubações digestivas, melhora o funcionamento da vesícula biliar,é balsâmico e ajuda a normalizar distúrbios na mestruação.

especialistas em doenças cardíacas desaconselham os ácidos graxos (gorduras saturadas) de orirem animal, pois elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulando-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares. por isso os especialistas recomendam a ingestão de gorduras monoinsaturadas, como a do abacate.

O abacate é antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado, possui ainda glutationa, um anti-radical livre, capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.

Por isso que no nosso disco alimentar nos recomendamos,uma colher de sopa de abacate como uma unidade de gordura.

bjs Lidia

terça-feira, 5 de maio de 2009

mania de magreza


Olá pessoal ,tudo bem?

O culto ao corpo fez a magreza se tornar febre. mas a busca pela beleza pode ser prejudicial à saúde.

quem nunca ouviu umamulher reclamar que está gorda?pois é,até parece que virou mania.em busca de corpos perfeitos, ela fazem dietas malucas, usam remédios sem indicação médica e fazem muitas outras artimanhas que,muitas vezes, podem até ser perigosas para a saúde ou ,simplesmente, não dar em nada.

Mas,afinal, por que todamulher acha que precisa emagrecer pelo menos dois quilinhos?A nutricionista Fernanda frare Zanetti acha que o incentivo para esse padrão de magreza vem da sociedade de consumo. "É uma forma de alavancar a venda de produtos diversos, desde emagrecedores até pacotes milagrosos de clínicas estéticas, sem falar nascirurgias plásticas e outos mil produtos"

segundo ela ,as mulheres são metade dos seus pacientes e todas a procuram para emagrecer."Sinto muitas vezes que elas não querem somente ficar bem, com um belo corpo, mas querem ficar magras a qualquer custo.E isso nem sempre é bonito."

Szama Gedala krybus, especialista em endocrinologista peloHospital de São Paulo, lembra que a sociedade nem sempre foi assim.'no século xix o padrão de belela se baseava numa mulher com face mais arredondada.grandes artistas da época pintaram mulheres nuas e mostraram execesso de peso na região dos quadris e coxas, o que na época era sinônimo de sensualidade e fertilidade.Quem poderia afirmar que Monalisa de Da Vinci era uma mulher magra?Certamente,pela sua face,não era",declara.

para ele essa mudança de padrão começou no século xx, mais precisamente nos anos 1960, com o aparecimento das mulheres muito magras. "As feministas apareceram quase que em seguida, com um certo padrão masculinizado nas suas formas de agir e vestir.

E foi então que surgirão as academias com aulas de aeróbica e musculação.A moda tambem mudou.Hoje os estilistas mais famosos utilizam modelos que estão abaicho do peso normal, o que cria uma imagem para muitas mulheres de que este deve ser o padrão."

"Para estar na moda é preciso ser magra e ter atitudes saudáveis"

Abeleza está no espírito e na manutenção do corpo.e para estar na moda é preciso ser magra e ter todas as atitudes saudáveis"como ensina a Meta Real.