terça-feira, 24 de novembro de 2009

AMÊNDOAS


Olá pessoal, tudo bem?

Já passou mais uma semana e estou aqui.

O consumo da amêndoa está , sim, associado à redução de peso. Um estudo publicado na revista norte-americana Internacional Journal of Obesity comparou os efeitos de uma dieta para emagrecer enriquecida com amêndoas à outra dieta tradicional. Os resultados surpreenderam os cientistas: o grupo que comeu amêndoas emagreceu mais quilos e reduziu o total de gordura corporal. Explicação: as gorduras monoinsaturadas ativam o metabolismo à queima de gorduras.

Só não vale abusar, para não correr esse risco é só usar como a opção de gordura, como indica o disco alimentar da Meta Real, ou seja 10 unidades.

A amêndoa é rica em vitamina E, um dos antioxidantes mais aclamados no mundo científico. Esse nutriente ajuda a defender as membranas celulares do ataque dos radicais livres, moléculas instáveis que as destroem e causam uma série de males.

Há uma redução de 30% a 40% do risco de desenvolver doenças coronárias em pessoas com ingestão de vitamina E e betacaroteno.

As fibras também dão as caras nessa oleaginosa, elas ainda garantem o controle da glicemia e aumentam a saciedade.

Outro nutriente abundante na amêndoa é o cálcio. E mais: 85% da recomendação diária de magnésio e de manganês, compostos importantes para a realização de uma série de atividades vitais ao organismo, estão em uma pequena porção de amêndoas.

Boa dica, principalmente nessa época de festas.

Vocês não acham?

bjs Lidia.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

COMECE O DIA COM LINHAÇA


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana passou, estou aqui com mais dicas para vocês.

Pesquisa brasileira mostra que incluir a linhaça no café da manhã é a melhor opção para quem precisa emagrecer. Saiba aqui como aproveitar esse e outros benefícios da cada vez mais festejada semente de linho.

A linhaça é rica em fibras, que aumentam a saciedade, e ainda tem substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite, explica a nutróloga Lívia Zimmermann, da Associação Brasileira de Nutrologia. A pesquisa carioca acrescenta esse ingrediente no desjejum de suas voluntárias apostando que, bem cedo, ele aplacará a fome ao longo do dia inteiro.

Não bastasse a linhaça proteger o intestino, combater a obesidade e afastar doenças cardiovasculares, alguns cientistas relacionam seu consumo regular até mesmo à saúde da pele e dos olhos.

O SEGREDO DA SEMENTE

Gorduras do bem

Na linhaça, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 estão em pleno equilíbrio, em uma proporção muito próxima ao que devemos ingerir todos os dias.

Juntos, eles deixam as artérias em ordem e protegem o coração.

Vitaminas e minerais

Aqui, destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Ela também conta com pitadas de potássio, magnésio e zinco.

Lignanas

No organismo, esses compostos funcionam como o estrógeno, o hormõnio feminino. É por isso que a semente reduziria o risco de tumores como o de mama.

Fibras

Aparecem na versão solúvel, que torna a absorção dos carboidratos mais lenta e ajuda a controlar o diabete, é insolúvel, que faz o intestino trabalhar.

Usar a farinha de linhaça na quantidade recomendada no disco alimentar da Meta Real.

Espero que essa dica seja aproveitada, é só colocar em prática.

bjs Lidia

terça-feira, 10 de novembro de 2009

DEPÓSITO PERIGOSO


Olá pessoal,tudo bom?

Olha eu aqui outra vez, com mais uma dica.

Entenda como o excesso de carboidratos se acumula no organismo, induzindo o diabete tipo 2.

ESTOQUE

Quando a gente come mais do que o corpo necessita, especialmente doces ou massas, o que sobra vai parar na barriga e é armazenado em forma de triglicérides em células chamadas de adipócitos.

Lá, eles são quebrados em partículas menores, os ácidos graxos livres, que migram para outras áreas do corpo, provocando estragos.

INTRUSOS

Os ácidos graxos livres atormentam as células dos músculos, impedindo-as de se conectar adequadamente à insulina para que esse hormônio tranforme açúcar em energia. Essa condição é chamada resistência à insulina.

CONTRA-ATAQUE

Essas gorduras também atacam o fígado e ele se defende liberando mais açúcar na corrente sanguínea.

SOBRECARGA

O caos está armado: o pângreas não dá conta de fabricar insulina suficiente para queimar o excedente açucarado e, para piorar, o hormônio não consegue agir a contento nas células.

Resultado: a glândula começa a trabalhar em dupla jornada, até que, exausta, decreta falência.


Invista nesses alimentos, por apresentarem baixo índice glicêmico(IG), demoram mais para serem processados, evitando picos de insulina nocivos:

Iogurte light adoçante IG20

Soja IG 25

Farelo de trigo IG27

Cereja IG32

Lentilha IG36

Leite de soja Ig43 Leite desnatadoIg46

Pera IG53 Maçã IG54 Cenoura IG70

Espero que vocês tenham gostado das dicas e coloquem na prática nas quantidades do disco alimentar da Meta Real.

bjs Lidia