
Olá pessoal, tudo bem?
Já estava com muitas saudades de vocês.
A dica dessa semana é sobre sua saúde! O excesso de peso afeta o corpo como um todo. Vejam só:
APARELHO REPRODUTIVO
Nas mulheres, o excesso de peso causa redução da fertilidade. Nos homens, queda na produção de espermatozoides e impotência sexual.
COLUNA VERTEBRAL
Obesos costumam sofrer de dores persistentes nas costas. Isso porque a parte superior do corpo está pesada e os músculos abdominais que a sustentam perdem o tônus.
ARTICULAÇÕES
O excesso de peso aumenta a sobrecarga nas articulações dos membros inferiores e provoca sérios problemas como a osteoartrite nos joelhos.
CÉREBRO
Pessoas com excesso de peso têm duas vezes mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) devido aos altos níveis de hipertenção e colesterol. Também problemas psicológicos, como ansiedade e baixa autoestima.
ORELHA
Um recente estudo da Universidade da antuérpia, na Bélgica, revelou que a obesidade ameaça o fuxo de sangue na orelha e provoca problemas de audição.
CORAÇÃO
O acúmulo de placas de gordura no interior das artérias coronarias dificulta a circulação do sangue e leva a arterosclerose.A obesidade é um dos principais fatores de risco do infarto do miocárdio.
APARELHO CIRCULATÓRIO
A circulação sanguínea é prejudicada e interfere no sistema vascular. Os obesos tendem a sofrer de varizes e a desenvolver trombose - acúmulo de coágulos de sangue nas paredes dos vasos.
PULMÃO
O execesso de peso prejudica a livre movimentação do diafragma, aumenta a sobrecarga de trabalho e provoca falta de ar. Em alguns casos, causa crises de apneia obstrutiva do sono e redução no volume dos pulmões.
FÍGADO
É um dos órgãos mais afetados porque não consegue metabolizar toda a gordura ingerida e parte dela fica acumulada.
VESÍCULA
Como nas pessoas obesas a produção de colesterol tende ser maior que o habitual.
Essecolesterol pode cristalizar-se na vesícula biliar e produzir cálculos.
PÂNCREAS
Obesos estão três vezes mais propensos a ter diabetes tipo 2. A entrada da glicose nas células fica prejudicada e seus níveis aumentam.
SISTEMA DIGESTÓRIO
A obesidade tende a aumentar a incidência de alguns tipos de câncer, como os de cólon, reto e intestino. Mulheres obesas são quase 90% mais propensas a desenvolver câncer de cólon, reto, risco de câncer de útero e de mama. Nos homens, o problema é o câncer de próstata.
Se você já estiver emagrecendo, está no caminho certo! Caso contrário, assista uma aula da Meta Real, pois é por esses motivos também, que ensinamos as pessoas a emagrecerem definitivamente.
Beijos,
Lídia