terça-feira, 10 de agosto de 2010

MOVIMENTE-SE, JÁ


Bom dia,pessoal!
Como vocês passaram a semana, tudo bem?
Mais uma semana e mais uma dica:
Que praticar exercícios físicos faz muito bem à sua saúde, todo mundo sabe. Mas, é importante entender quais benefícios essas atividades podem trazer para o corpo e por que se exercitar é tão importante. Se uma pessoa sedendária começar a praticar atividade leves como uma caminhada de 30 minutos por dia, três vezes por semana, ela sentirá algumas diferenças em pouco tempo."O primeiro efeito é ter mais disposição. Como os exercicíos, o sistema cardiorrespiratório melhora e as pessoas se sentem menos cansadas", diz Flávio Ascânio, professor da diciplina Esportes Radicais e de Aventura do curso de educação física da FMU. A longo prazo, essa melhoria ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesteraol, o que é essencial para prevenir doenças cardíacas.
Em seguida, os músculos trabalhados durante os exercícios ficam mais evidentes (eles crescem e ganham definição).Aos poucos, a gordura vai sendo queimada e é substituída pelo aumento de massa muscular. Além dos benefícios físicos, a prática de exercícios traz uma sensação de bem-estar e conforto psicológico, graças à liberação de hormônios, como a endorfina, que contrabalanceiam os hormônios do estresse. "A sensação de prazer permanece no corpo por algum tempo,mesmo depois do fim da atividade, pois essas substâncias ficam na corrente sanguínea", diz. Ele lembra que, para hidratar o corpo durante as atividades, nada melhor que tomar água antes ou durante os treinos. "Para não causar mal-estar, é melhor não ultrapassar 200ml a cada 20 ou 30 minutos."
SAÚDE NA MELHOR IDADE
Para os idosos, além de todos esses benefícios, a atividade física regular traz mais independência e ajuda a prevenir doenças comuns na melhor idade. "Reduz a falta de equilíbrio, que é a causa de muitos acidentes em pessoas com mais de 60", diz o especialista.
O fortalecimento dos músculos diminui a perda de massa muscular e óssea, responsável pela osteoporose, doença comum entre as mulheres.
Espero que vocês gostem da dica e coloquem em pratica, mantento uma alimentação balanciada, ou uma sujestão do disco alimentar da MetaReal.
bjs Lidia

Nenhum comentário:

Postar um comentário