
Olá pessoal,
como vocês passaram a semana, tudo bem?
Estava pesquisando algo interessante para contribuir com o emagrecimento e saúde de vocês. Como meus alunos se preocupam com a retenção de líquidos, pois isso reflete um peso maior na balança, pensei em alertá-los sobre o sódio, que é um dos componentes que mais promovem inchaço nas pessoas.
Vejam que interessante a matéria da revista Pense Leve, edição 195:
"Acredite, sal e sódio são a mesma coisa! De qualquer maneira em excesso a dupla é uma bomba, incha o corpo e o deixa pesadão.
Chega de confusão entre os dois compostos químicos! O sódio é um mineral que se liga ao cloro para formar o cloreto de sódio que é o sal de cozinha. Portanto, antes de colocar toda a culpa no saleiro, saiba que mesmo frutas e hortaliças, muitas vezes, são abastecidas de sódio. O mineral participa de diversas funções básicas do organismo, como o equilíbrio da água, contração muscular, ritmo cardíaco, impulsos nervosos. Em excesso agrava a retenção de líquidos, o que resulta em inchaço e ganho de peso e pode provocar derrame cerebral, problemas renais e cancer de estomago. Pois é, algumas pitadas abusadas e a saúde fica na corda bamba. O ideal mesmo é ingerir até 2,4 g diariamente e ficar atento aos alimentos industrializados, porque haja sal para manter a conservação desses produtos!
Analise a concentração de sódio de alguns alimentos:
sal 1 col. (chá) 309 mg
linguiça 1 média 750 mg
salame 3 fatias 109 mg
carne seca 100g 3980 mg
molho de tomate 1 col. (sopa) 108 mg
presunto magro 2 fatias 522 mg
caldo de carne 1 cubo 2000 mg
shoyo 1 col. (sopa) 855 mg
biscoito água e sal 3 unidades 193 mg
pizza mussarela 1 fatia 588 mg
amendoim salgado 100g 633 mg
batata frita 200g 424 mg
Pensem bem em suas escolhas!
Contem com meu apoio!
Abraços,
Lídia