terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Oi pessoal,

li nesse final de semana uma matéria que me chamou a atenção na Revista Veja, edição 2099 e quero compartilhar com vocês, como um alerta na prevenção da obesidade infantil:

ATENÇÃO: 15% da população acima do peso no país é de crianças!



"Uma nova pesquisa resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional. Ao contrário. O levantamento, que envolveu uma detalhada investigação da lancheira de 800 estudantes do ensino fundamental em escolas particulares, revelou excesso de gorduras e açúcar – e falta de vitaminas, fibras e sais minerais. As nutricionistas Eliana Zacarelli e Hellen Coelho, da Universidade de São Paulo, conduziram o estudo. Elas avaliaram cada um dos alimentos trazidos pelas crianças às escolas. Para se ter uma idéia, o campeão da lista, a bisnaguinha, tem o dobro de gorduras de um pão de forma comum. Com base em vários desses cálculos, as especialistas sugerem "trocas realistas" (leia-se: um tipo de pão por outro – e não por chuchu ou acelga). Isso pode ajudar a melhorar hábitos alimentares – e a deixar as crianças longe da faixa do sobrepeso, caso de 10% delas no Brasil. A seguir, os comentários."

Um esforço para melhorar o menu
O estudante paulista Leonardo Carvalho, 10 anos, é uma exceção entre os colegas: enquanto os amigos enchem a lancheira com salgadinhos, ele traz maçã e, às vezes, até suco natural. "Claro que gosto de salgadinho e refrigerante. Mas comer frutas não é um sacrifício"

Espero que tenham gostado e se quiserem ler a matéria completa é só clicar no link http://veja.abril.com.br/110209/p_102.shtml

Beijos,
Lídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário