terça-feira, 20 de outubro de 2009

DURMA BEM E EMAGREÇA


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana e mais uma dica.

O ganho de peso é um dos prejuízos de quem não conseque desligar à noite. Se você vive com frequência tal situação, veja nossas dicas para relaxar e dormir com os anjos.

A explicação para o aumento da silhueta ou a dificuldade em emagrecer pelos insones está no cortisol, um hormônio que se manifesta quando vivemos situações de estresse e que tem como uma de suas funções estocar gordura no corpo." Quando dormimos sete horas ou menos, há um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, que leva a um crescimento pequeno, dos níveis de cortisol. Tal situação ocasiona cansaço excessivo e consequente diminuição da atividade física", explica Bruno Gelonese.

E o processo segue adiante. Quando não conseguimos pegar no sono, o organismo entende que é preciso tomar algumas providências para enfrentar um possível perigo e, assim, para manter a vigília, passa por algumas alterações. "Alem da manifestação do cortisol, ocorre um aumento de grelina, uma substância liberada pelo estômago, que dispara a sensação de fome," conta o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (SP). E como se não bastasse, passar noites em claro também reduz o nível de leptina, um hormônio produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade. O resultado de toda esta bagunça? Consumo compulsivo de comida e excesso de calorias.


Então, além de boas noites de sono, partice de minhas aulas na Meta Real e emagreça mesmo!


Beijos,


Lídia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

VERDURAS E LEGUMES Saiba o que você esta ganhando ou perdendo


Olá pessoal, tudo bem?

olha eu aqui outra vez com mais uma dica.

Desta vez , a matéria é da revista Veja desta semana.

Sim, è obvio que você já sabe de cor e salteado que, numa dieta balanceada, os legumes e as verduras não devem ficar de for.

Como também ensina do disco alimentar da Meta Real.

Que eles são fontes ricas em nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas e antioxidantes. E que, infelizmente, a quantidade diária recomendada pelos médicos – de quatro a cinco porções por dia – está muito além do que você consegue consumir. Para estimularem as pessoas a chegar a uma quantidade próxima à preconizada, os nutricionistas sugerem receitas de todos os tipos – O que provavelmente você não sabe é que, dependendo de como são preparados, legumes e vegetais perdem boa parte das vitaminas e sais minerais. E, inversamente, podem ter alguns de seus compostos mais bem absorvidos pelo organismo. "Quando colocamos legumes para cozinhar em água fria, 35% dos carboidratos, vitaminas e minerais se transferem para ela, formando um caldo saboroso e rico em nutrientes. É o ideal para o preparo de uma sopa", diz a nutricionista Flávia Bulgarelli Vicentini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Mas, se a ideia é cozinhar os legumes para fazer uma salada, desprezando o caldo, deve-se cozinhá-los em água fervente. Assim, perdem-se menos nutrientes." VEJA pediu a ela e também às nutricionistas Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, e Maria Gandini, da consultoria RGNutri, que analisassem o que ocorre com os nutrientes de oito legumes e verduras comuns na mesa dos brasileiros, de acordo com o modo de prepará-los. Ah, sim, vamos combinar que só um chato lembrará que tomate é fruta. E que batata é um tubérculo.


Para entender os nutrientes
Ácido fólico uma das variantes da vitamina B, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares
Antocianina antioxidante que combate danos nas células e ajuda a reduzir o colesterol
Betacaroteno antioxidante que protege as artérias, combate infecções e previne alguns tipos de câncer
Cálcio fortalece os ossos
Clorofila melhora a imunidade
Enxofre ajuda na renovação celular
Ferro elemento essencial na produção de hemoglobina, que leva oxigênio às células
Fósforo bom para a saúde dos ossos e da memória
Glicosinolatos antioxidantes que protegem contra o câncer
Licopeno antioxidante que previne o tumor de próstata
Magnésio atua no sistema imunológico
Potássio regula a pressão arterial e o funcionamento dos rins
Selênio combate a ação dos radicais livres nas células
Vitamina A tem poder antioxidante
Vitaminas do complexo B ajudam a eliminar toxinas
Vitamina C fundamental para o sistema imunológico e para a saúde dos dentes, cabelos, músculos e ossos. Também ajuda na absorção de ferro
Zinco atua na atividade das enzimas

gostaram das dicas? então é só clocar em pratica nas porções do disco alimentar da Meta Real

e até a semana que vem.

bjs Lidia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SÍNDROME DA FOME OCULTA


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana e mais uma dica.

A falta de nutrientes que prejudica o organismo.

Muitas vezes, sentimos uma vontade louca de comer a toda hora, mesmo depois de uma bela refeição. Nem sempre isso é sinal de gula, mas sim um problema que está associado da fome oculta, que atinge cada vez mais homens e mulheres.

"Nesse caso, a pessoa é aparentemente normal, pois não se trata de carência de energia e, sim de vitaminas e sais minerais. Quando a pessoa deixa de comer um grupo de alimentos, como as verduras, acaba tendo carência de um pacote de micronutrientes, define a professora de Nutrologia da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Selma Freire da Cunha, assim como a Meta Real ensina nas aulas.

Uma em cada quatro pessoas sofre da Síndrome da fome oculta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Em meio a esse desequilíbrio todo, a saciedade acaba prejudicada e a fome vai se tornando cada vez mais constante. Tudo porque o organismo envia um pedido ao cérebro dizendo que precisa de vitaminas e minerais para recuperar o equilíbrio. O cérebro mais do que depressa manda um sinal de fome para que você coma e, com isso, dê ao organismo os tais nutrientes de que ele precisa. Diante desse alerta, é comum partirmos para itens que matam a fome a jato, como os carboidratos refinados que, apesar de digerir mais rapidamente, são pobres em nutrientes. Por isso, não demora para que o cérebro envie outros sinais de fome, fazendo com que a pessoa coma mais vezes, num ciclo vicioso.

Mesmo causando tanta confusão, a Síndrome não é classificada como doença. "Ela é uma denominação para a condição de quem tem carência de nutrição,"diz a nutricionista Anita Sachs, professora da disciplina de Nutrição do Departamento de medicina Preventiva da Univercidade Paulista.

Espero que vocês gostem das dicas, coloquem em pratica e sintam o resultado.

bjs Lidia