quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SÍNDROME DA FOME OCULTA


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana e mais uma dica.

A falta de nutrientes que prejudica o organismo.

Muitas vezes, sentimos uma vontade louca de comer a toda hora, mesmo depois de uma bela refeição. Nem sempre isso é sinal de gula, mas sim um problema que está associado da fome oculta, que atinge cada vez mais homens e mulheres.

"Nesse caso, a pessoa é aparentemente normal, pois não se trata de carência de energia e, sim de vitaminas e sais minerais. Quando a pessoa deixa de comer um grupo de alimentos, como as verduras, acaba tendo carência de um pacote de micronutrientes, define a professora de Nutrologia da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Selma Freire da Cunha, assim como a Meta Real ensina nas aulas.

Uma em cada quatro pessoas sofre da Síndrome da fome oculta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Em meio a esse desequilíbrio todo, a saciedade acaba prejudicada e a fome vai se tornando cada vez mais constante. Tudo porque o organismo envia um pedido ao cérebro dizendo que precisa de vitaminas e minerais para recuperar o equilíbrio. O cérebro mais do que depressa manda um sinal de fome para que você coma e, com isso, dê ao organismo os tais nutrientes de que ele precisa. Diante desse alerta, é comum partirmos para itens que matam a fome a jato, como os carboidratos refinados que, apesar de digerir mais rapidamente, são pobres em nutrientes. Por isso, não demora para que o cérebro envie outros sinais de fome, fazendo com que a pessoa coma mais vezes, num ciclo vicioso.

Mesmo causando tanta confusão, a Síndrome não é classificada como doença. "Ela é uma denominação para a condição de quem tem carência de nutrição,"diz a nutricionista Anita Sachs, professora da disciplina de Nutrição do Departamento de medicina Preventiva da Univercidade Paulista.

Espero que vocês gostem das dicas, coloquem em pratica e sintam o resultado.

bjs Lidia

Nenhum comentário:

Postar um comentário