terça-feira, 3 de agosto de 2010

GORDURA X AÇÚCAR


Bom dia, pessoal!
Como vocês passaram a semana, tudo bem?
Vi na revista Viva Saúde que segundo o mais recente estudo americano, a gordura não é mais o vilão nos casos de doenças cardiovasculares, o mesmo não se pode dizer do açúcar.
"Açúcar é descalcificante, desmineralizante,desvitaminizantes e empobrecedor metabólico.Açúcar não é alimento e sim, um poderoso antinutriente", fala a nutróloga Regina Mestre, da Associação Brasileira de Nutrologia(ABRAN).
Ao consumirmos açúcar em excesso, prossegue a nutróloga, produzimos insulina em excesso, que é o hormônio reponsável pela "queima" de glicose no sangue.
Assim, o pâncreas produz mais insulina que o necessário. Com isso, as células de gordura tendem a criar resistência à insulina. "O uso indiscriminado de açúcar cria um autêntico caos hormonal que provoca resistência à insulina, que é a real causadora de doenças degenerativas, como diabetes e aterosclerose", explica Regina.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS, SEMPRE:
.Procure ler os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de gordura saturada e trans que eles têm.
.As gorduras têm muitas calorias. Cerca de 9 por grama. Já os carboidrados têm 4 calorias por grama. Na hora de preparar a sua próxima refeição, procure ingerir os carboidratos (de preferencia, os complexos) e a gordura na quantidade que o disco alimentar da Meta Real.
.Procure acrescentar fibras em sua alimentação. Pertencentes ao grupo dos carboidratos complexos, elas são importantes porque regulam processos metabólicos, como o bom funcionamento do intestino. Recomenda-se ingerir de 20 a30 gramas de fibras por dia.
.Gorduras insaturadas, como os óleos de oliva, canola e girassol, são as mais saudáveis que existem porque são de origem vegetal. Mesmo assim, quando são usadas em frituras, passam a representar riscos à saúde.
Aproveitem a dica e boa semana.
Bjs Lidia

2 comentários:

  1. sabe que nunca gostei muito de açucar... mas a moderaçao eh ainda regra nao eh? bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sammy, tudo bem?
    Você vê como as coisas mudam, agordura era o vlão e agora é o açúcar.
    bjs Lidia

    ResponderExcluir