quarta-feira, 4 de março de 2009

GUERRA AO COLESTEROL


Olá pessoal,
como foi a semana de vocês? Espero que verde, crescendo e emagrecendo!
Emagrecer só não basta é importante também cuidar da saúde para usufruir de bem-estar e leveza. Em minhas pesquisas encontrei um artigo interessante sobre o colesterol:
"Se você é daquelas que só de imaginar a gordurinha da picanha ou o gostinho do bacon fica com água na boca, é melhor começar a pensar duas vezes antes de saciar a vontade. (a vontade passa a gordura fica... rsrsrs lembra do seu CARTÃO CORPO ATIVO META REAL?)
São justamente nesses alimentos mais saborosos que se esconde um veneno para a saúde: "as gorduras que fazem mal", alerta do cardiologista Almir Sergio Ferraz, do setor de Reabilitação cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
O consumo excessivo desses alimentos elevam o colesterol, engordam e podem provocar uma série de doenças, como derrame cerebral e infarto do coração. E pior: muitas pessoas não se dão conta de que podem estar sofrendo com esse problema, conforme constatou uma pesquisa realizada por diversas Universidades americanas. Ao analisar 6814 pessoas os pesquisadores constataram que 54% tinham níveis de colesterol acima do recomendado. Todos precisavam de tratamento, mas simplesmente ignoravam essa questão."
DICAS QUE VALEM PARA SUA SAÚDE
- evite os alimentos ricos com colesterol como os que possuem gorduras saturadas (carnes gordas, embutidos, leite integral) e trans (margarinas, pães recheados, salgadinhos e sorvetes)
- use apenas a gordura insaturada, óleo de canola, milho, girassol, azeite de oliva, castanhas que ajudam a reduzir o colesterol ruim
- peixes de água fria, como salmão, sardinha, bacalhau e truta são ricos em ômega 3 e 6 também importantes para baixar o colesterol
- os óleos, mesmo os mais saudáveis, perdem suas propriedades quando submetidos a altas temperaturas. Portanto, refogue os alimentos com tempero e água e só acrescente o óleo no final do cozimento
- o azeite é bom, mas sem exageros. O recomendado é uma colher de chá por um prato grande de salada
- não coma frituras e nunca reaproveite o óleo
- mexa o corpo, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e faz você se sentir mais disposta e emagrece!
Fonte: revista Pense Leve edição 167
Abraços,
Lídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário