terça-feira, 26 de maio de 2009

O quilo é um companheiro


Olá pessoal tudo bem?

Mais uma semana estou aqui , para compartilhar com vocês algumas dicas.

O restaurante em que só se põe no prato o que vai mesmo ser consumido e se paga exatamente por isso é uma grande invenção desde que um almocinho comportado não vire um almoção.

Além do peso no bolso, outras providências ajudam a manter o prato final no limite que a balança(a sua, não a do restaurante) considera aceitável.

Primeira: de mãos vazias, percorra todo o circuito só para olhar e planejar o que vai comer em vez de cair na cilada armada por aquele macarrão maravilhoso depois que o arroz já está no prato e resolver pegar os dois. Não é preciso contar calorias para montar um prato equilibrado: divida-o, imaginariamente, de forma que metade seja preenchida com verduras e legumes, um quarto leve carne e o outro qrupo dos carboidratos. Outra dica vem da nutricionista Beatris Cintra: "Coloque a comida só no centro do prato, sem subir pelas bordas. As louças de restaurante por quilo costumam ser maiores do que as de casa, justamente para que o cliente pegue muita comida."

Um bom quilo, que não pingue gordura de todos os pratos, não só garante a sanidade de quem precisa controlar calorias como serve a quem quer sequir uma alimentação saudável. Vale o esforço, por exemplo, de resistir às carnes com tentadora camada de gordurinha."O efeito maléfico daquelas capas é maior do que as propriedades béneficas da carne em si", avisa Beatris. Carboidratos são indispensáveis, por fornecerem energia para todo o funcionamento do corpo, mas não custa repetir que o recomendável é apenas um tipo de alimento desse grupo. Verduras e legumes, ao contrário, devem ser diversificados.

Variar os grupos de cor é uma das recomendações nutricionais mais fáceis e bonitas de seguir.

bjs uma boa semana Lidia

3 comentários:

  1. Concordo Lídia! A primeira coisa que eu larguei quando voltei para a Meta foram os pratos prontos. Pagava mais caro e não conseguia comer tudo, além de geralmente não serem balanceados.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Lídia, vim te conhecer! Ah, eu concordo plenamento com vc, se pudesse comeria todo dia lá. Há a possibilidade de variar bastante e não tem desculpa para deixar de comer salada... mas td é escolha e lá me controlo melhor! Te desejo um di alindo! bjs

    ResponderExcluir
  3. Valérie bom dia
    É assim que se faz as mudanças, atráves das informações
    bjs Lidia

    Rachel tudo bom?
    em casa também da para variar é só usar a criatividade e o disco alimentar da Meta Real.
    bjs Lidia

    ResponderExcluir