terça-feira, 16 de junho de 2009

Festa junina


As delícias que adoçam o mês de junho são de causar delírios: pé de moleque, paçoca, curau, pipoca e arroz doce dão água na boca e tornam-se uma perdição para quem precisa eliminar os quilinhos extras. Mas, não é porque você está emagrecendo que não vai curtir as quermesses. A dica da nutricionista funcional Patrícia Davidson para você não extrapolar e perder o controle na hora na hora da festa é se alimentar bem durante todo o dia e ir para a festa sem tanta ansiedade. "Assim, chegando á festa, você vai comer somente aquilo de que gosta muito, sem precisar matar a fome com refeições calóricas demais". Outro ponto importante é não deixar de comer durante o dia, pensando que assim poderá comer mais na festa. Estas compensações definitivamente não funcionam, além de trazer prejuízos à saúde. Aproveitar a ocasião para queimar umas calorias também é boa pedida. Em festas como essa dá para dançar, conversar, paquerar e se divertir nas barracas de brincadeiras também para adultos. Só isso rende distração suficiente para que não existam exageros.E quer uma opção saudável para acalmar a fome? De acordo com a nutricionista o milho, alimento comum dessa época é um grande aliado. "O milho é uma excelente fonte de energia e, principalmente, de fibra, o que auxilia o bom no funcionamento intestinal, além de ser uma ótima fonte de vitamina A", explica. Mas, é preciso tomar cuidado, já que existem diversos ingredientes que deixam o alimento super calórico. "Nestas festas, normalmente o milho é acompanhado por uma colher de sopa de manteiga ou maionese fator que aumenta muito a quantidade de calorias, prejudicando o regime", afirma a nutri.Confira a tabela de calorias dos principais alimentos das festas junina e escolha aquele que se encaixa na sua reabilitação alimentar da Meta Real:

Curau: 1 pote de sobremesa raso (150g) tem 208 kcal

Pé de moleque- 1 unidade pequena (12,5g) tem 60 kcal

Batata doce: repleta de fibras. Quando consumida com a casca (assada inteira, ou cortada em formato de fritas), apresenta cerca de 100 calorias em 1 unidade.

Pipoca: Uma xícara de pipoca pronta, sem gordura, tem em média 100 calorias com 1g de gorduras. Já com uma colher (sobremesa) de manteiga isto já passa para 167 calorias com 9g de gorduras.

Pinhão: 1 porção de 5 unidades tem 100 kcal

Arroz doce: 1 pote de sobremesa raso de 150g tem 250 kcal

Bolo de fubá: 1 pedaço médio de 70g tem 215 kcal

Cuscuz: 1 pedaço médio (135g) tem 260 Kcal

Cachorro quente simples pequeno (pão e a salsicha): tem 260 kcal

Cachorro quente completo (com molho, milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 575 kcal

Tapioca 1 tapioca de aproximadamente 80 g (do tamanho de uma frigideira pequena) com 50 g de queijo tem 467 kcal

Tapioca doce; Com aproximadamente 80 g e com 1 colher de sopa média de doce de leite (25 g) tem 372 kcal

Milho: 1 espiga média de milho cozido (100g) tem 110 kcal

Milho com maionese: Com 1 colher (sopa) de maionese tradicional de 15g tem 220 kcal

Milho com manteiga: Com 1 colher (sopa) de manteiga de 15g tem 225 kcal


vai mais uma dica para ficar esperto, bjs boa semana

Lidia

2 comentários:

  1. Menina!!! Aproveitar a quemesse, deus me livre. Aliás, só um pedacinho de bolo de milho já tá de bom tamanho pra mim.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Vânia ainda bem que você aproveitou a dica
    bjs Lidia

    ResponderExcluir