terça-feira, 29 de setembro de 2009

AÇÚCAR É A DROGA DA VEZ?

Olá pessoal, tudo bem?
Mais uma semana e mais uma dica.
Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição:"O Ministerio da Saúde adverte: este produto é prejudica à saúde.
O acúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e ao diabete.
Movido pela sua energia calórica, o mundo segue girando rápido, tão rápido que estamos agora na soleira de outra mudança vertiginosa: o açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana.
Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de acúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano quase 7 quilos mais gordo.
"Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maça".
O açúcar e a obesidade que dele advém são um problema em todo o planeta, inclusive no Brasil.
Mas necessitamos de açúcar embora nos baste o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, no leite e no mel, nos legumes e temperos (nas proporções indicadas no disco alimentar da Meta Real).
Espero que vocês gostem dessa matéria que saiu na Veja na edição 2131.
Boa semana!
bjs Lidia

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PERDIDO POR UM PERDIDO POR TODOS


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana e mais uma dica. Vou começar com uma pergunta:

Quando você se descontrola numa sexta-feira, quando você volta à rotina do método? Só na segunda-feira.

Segundo Marcos De Tommaso, ninguém é perfeito. Deslizes acontecem. Eles não podem ser, no entanto, o motivo para jogar tudo para o alto.

Nem tampouco fazer de uma escapadela dessas um hábito. "Caiu, escorregou? Levante e sacuda a poeira. Ou seja, comeu demais numa ocasião, volte ao disco alimentar da Meta Real, já na próxima refeição. A comilança aconteceu à noite? No dia seguinte, faça o café da manhã balanceado (do disco alimentar), não pule refeições nem se arrisque em dietas restritivas", avisa Tommaso.

Mais um alerta do psiquiatra Arthur Kaufman sobre a importância de não se privar de comer o que gosta quando está de dieta.

Para ele, a privação é a maior armadilha no processo do emagrecimento, já que uma hora acaba caindo em tentação e come compulsivamente aquilo que mais gosta e que julga ser proibido.

Para isso aprenda a fazer as pazes com as coisas de comer, (assistindo as aulas da Meta Real).

"Sem contar que ao achar que está (caindo em tentação), a pessoa fica deprimida, sente-se culpada, sua autoestima cai e ela acaba devorando exatamente aquilo que se privou durante todo o período da dieta", define o médico.

Espero que vocês aproveitem as dicas colocando em prática, para ter resultados.

Até a semana que vem.

bjs Lidia

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A IMPORTANCIA DA MASTIGAÇÃO NO EMAGRECIMENTO


Olá pessoal tudo bem?

Estava pesquisando um assunto bem legal, para dividir com vocês e veja só o que eu encontrei, exatamente o que estamos abordando nas aulas da Meta Real esta semana - Transformando o comer numa experiência pura:


A mastigação é muito importante para uma boa digestão, absorção e eliminação!Normalmente comemos muito rápido por falta de tempo ou por hábito e deixamos de apreciar o sabor do alimento engolindo-o quase inteiro. Sem apreciar o sabor não temos o prazer de comer que é tão importante quanto nos nutrir. Esquecemos também que na boca começa a digestão, onde o alimento é banhado por enzimas que muitas vezes não tem tempo de agir por não mastigarmos como deveríamos.Nosso estômago não tem dentes e os alimentos que vão em pedaços ou quase inteiros parar nele ficam muito tempo ali para serem digeridos pelas enzimas. Isso causa fermentação aumentando o numero de gases tanto no estômago como no intestino causando mal estar.Além disso fica mais fácil de termos azia, enjôo, refluxo...Demora cerca de 20 minutos para nosso cérebro receber a mensagem de que estamos saciados, quando começamos a nos alimentar. Se comemos rápido, sem mastigar direito, além de tudo mencionado acima, acabamos comendo mais para nos sentirmos saciados. Mastigação adequada ajuda também na saciedade e no comer menos.Em qualquer refeição que fizer tenha o foco nela, isso é o primeiro passo para a boa mastigação. Quando comemos pensando em outra coisa ou trabalhando no computador, vendo televisão...tiramos o foco da comida e isso é o primeiro passo para mastigarmos menos e comermos mais. Então foco na alimentação!!!Mastigue muito bem até virar “papa”. Não há um numero de mastigadas certo pois alguns alimentos exigem mais atrito com os dentes como as carnes e outros rapidamente viram “papa” como macarrão e pães. Preste atenção se o alimento já esta mastigado o suficiente quando ele estiver como uma papinha de criança na boca. Pronto, hora de engolir.Nesse processo além de sentir os sabores do alimento, temperos e aromas, você passa a ter mais saciedade e mais inteligência corporal da hora de parar de comer.Seu estômago agradece a sua ajuda no trabalho excessivo que ele estava tendo, intestino funciona melhor, toxinas são mais facilmente eliminadas e você ainda come menos por se saciar melhor.Fonte: Analucia Giusti Costa Nutricionista CRN3.11971


Esta matéria está comprovando que a Meta Real está no caminho certo hâ 23 anos

Até a semana que vem

bjs Lidia



terça-feira, 1 de setembro de 2009

OBESIDADE: UM PROBLEMA DE SAÚDE


Olá pessoal, tudo bem?

Mais uma semana e mais uma dica.

A obesidade é um dos dez maiores problemas de saúde pública do mundo atual.

Uma epidemia que já atinge 300 milhões de pessoas no mundo.

No Brasil, o número de indivíduos com problemas de obesidade evoluiu de maneira preocupante nas últimas décadas. Atualmente, três em cada dez brasileiros estão acima do peso. A obesidade pode causar diversos males como diabetes , doenças cardiovasculares, problemas articulares, apneia do sono, depressão e câncer. Por isso é tão importante buscar ajuda especializada, evitando consequências mais graves.

Sabe qual o melhor tratamento estético e saúdavel que existe, alimentação balenceada. Aquela que vocês estão aprendendo através do método da Meta Real.

A fome anda sem limite? Prepare o arroz com talo de brócolis ou couve-manteiga. Essa parte das verduras é fibrosa e, por isso, exige que você mastigue mais vezes a comida - regra número 1 para estimular a sensação de saciedade.

"Misturar legumes al dente no arroz ou macarrão também aumenta a densidade da comida sem adicionar calorias".

Espero que vocês gostem das dicas, e até a semana que vem!

bjs Lidia