terça-feira, 11 de agosto de 2009

Conheça os alimentos espanta estresse


Bom dia pessoal, tudo bem?

como há duas semanas nós estamos aprendendo, através das aulas da Meta Real, como trabalhar com o estresse, agora vai uma dica dos alimentos.

A combinação entre a correria do dia-a-dia, preocupações, muitas horas extras no trabalho e pouco tempo de descanso basta para incorporar à sua rotina uma companhia mais do que indesejada: o estresse. Quando esse indesejável visitante chega, descuidar da alimentação é quase uma regra, ainda que o comportamento só torne o problema ainda mais grave. O ponto de partida para evitar o cansaço e o desânimo é uma dieta equilibrada com carboidratos, proteinas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras na quantidade recomendada, explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clinica.

Um dos efeitos bastante conhecidos do estresse é a famigerada compulsão alimentar, que também pode desencadear outras doenças como a obesidade e hipertensão.

Portanto, comer corretamente é fundamental para evitar um efeito dominó de vários males para o organismo. É importante privilegiar um cardápio que contenha uma variedade de alimentos, como o diquinho da Meta Real, pois é a associação correta entre eles que vai fornecer nutrientes na quantidade necessária para nosso corpo.

COMA CERTO

Uma alimentação adequada fará seu intestino funcionar regularmente. Esse órgão ajuda na produção de serotonina, o poderoso hormômio responsável por controlar o humor e a peça chave

para varrer a fadiga da sua vida.

BONS SONHOS

Uma noite bem dormida também é pre-requisito para a dieta contra o cansaço. Durante o sono, nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicais livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento.

HIDRATE-SE

A nutricionista Juliet recomenda muita água .A quantidade diária suficiente varia entre um litro e meio e dois litros.

SERETONINA PARA DAR E VENDER

Alimentos que estimulam a produção de serotonina são mais do que bem-vindos na sua dieta. Banana e abacaxi são ótimas fontes. Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico (como o mel, pães brancos, farinhas refinadas, refrigerantes, açúcar e doces), pois dão um pique ao organismo, fazendo você sentir fome novamente rapidinho. Além disso, eles engordam e muito!

FELICIDADE É O QUE INTERESSA

Outra fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente B6. Você pode encontrar triptofano no lombo e presunto suíno (fique atento para os cortes magros); nos pães e cereais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos (prefira os sem gorduras); feijão, lentilha, soja , grão de bico, abacate, germe de trigo e levedo de cerveja.

CAPRICHE NA VITAMINA C

Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brocólis, salsinha, couve-flor e repolho, são cheios de ácido ascórbico, responsável por melhorar a absorção das vitaminas do complexo B e ferro, mineral presente nas carnes vermelhas e que participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição.

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e de 90mg para os homens, o que equivale a 3 frutas para mulheres e 5 frutas para homens que é o que recomenda o disquinho alimentar da Meta Real.

Aproveitem essa dica até a semana que vem.

bjs Lidia

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, vou seguir, pois ando muito estressada e cansada.

    ResponderExcluir
  2. Isabel
    Que bom que você pode aproveitar a dica.
    espero que posso te ajudar com outrs dicas da semana.
    bjs Lidia

    ResponderExcluir
  3. Olá.. Lídia,
    Parabéns pelo blog!!
    Gostei muito dessas dicas;agora entendi, porque quando meu intestino tá preso,eu fico tão irritada!!
    Abraços...

    ResponderExcluir